Ir ao podólogo parece algo sem sentido para você? Entenda quando você deve visitar este profissional.
A Podologia não deve ser confundida com manicure/pedicure, o profissional que atua nesta área estuda e cuida da saúde e bem estar dos pés. Seu objetivo não é apenas beleza estética, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés.
O pé pode ser considerado uma parte muito delicada e complexa em nosso corpo, afinal sua estrutura é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarso e tarso.
Os podólogos são definidos como pessoas dedicadas ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças, distúrbios e lesões. Ajudando as pessoas em seus cuidados pessoais, melhorando o bem-estar e qualidade de vida.
Quando devo procurar um Podólogo?
Muitos acreditam que devemos ir ao podólogo apenas quando estamos com dores ou algum incomodo em nossos pés, mas isso não é uma verdade! Atualmente existem tratamentos como a reflexologia podal, que consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde. Legal né? Para conhecer alguns benefícios desta pratica, leia nosso post “OS 04 BENEFICIOS DE MASSAGEAR OS PÉS”.
Há por outro lado, uma grande variedade de razões para se realizar uma visita a um podólogo, as mais comuns incluem: dor no calcanhar, joanetes, unhas encravadas e calosidades.
Situações como, bolhas, odor, pés rachados, unhas escuras ou qualquer situação incomum devem ser observadas e encaminhadas a um profissional qualificado. Nunca se esqueça de observar seus pés para evitar futuras complicações. Tenha o habito de se observar!
Quais os trabalhos são realizados por este profissional?
Ao visitar um podólogo você encontrará serviços totalmente voltados para o conforto e bem-estar dos seus pés. Listamos aqui alguns tratamentos realizados pela Podologia Doctor Pé:
- Tunga penetrans (bicho de pé):
- O processo de tunga penetrans é realizado da seguinte maneira, é feita a antissepsia do pé́, a remoção do “bicho de pé́” é realizada com instrumento esterilizado para não haver possibilidade de complicações.
- Tratamento de calos/calosidade:
- Consiste no cuidado dos calos de forma especifica. Quando o calo possui hiper queratina é feito o lixamento do mesmo, seguido por uma hidratação e indicação de palmilha adequada para alivio do incomodo.
- Fissuras (rachaduras):
- Para fissuras e rachaduras existem vários tipos de tratamentos. Dentre eles o procedimento básico e a hidratação de ozônio que se encontra em alta nesta época do ano.
Ficou interessado(a) em entender melhor sobre como funciona o atendimento de podologia? Entre em contato conosco pelo whatsapp: (16) 99777-3977 que iremos esclarecer todas as suas dúvidas.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.
Ótimo artigo! Parabéns!