Você já se perguntou, qual é a diferença entre a calosidade plantar e a verruga? Conhece alguém ou já teve casos como estes? Neste post, vamos descrever com detalhes o que cada um representa, para sanar de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Calosidades plantares
Calosidades plantares são resultados de atrito ou pressão localizada em determinada área dos pés. O local mais comum é na área conhecida como “bola do pé” (parte inferior dos pés, localizada abaixo dos dedos). O calo pode se formar pela pressão excessiva, que inicialmente é indolor e à medida que vai aumentando evolui para calo exuberante e sintomático, chamado por calosidade plantar intratável.
Estas calosidades são comuns em pés cavos (quando o arco do pé é muito alto), dedos em garra, diabetes, uso em excesso de saltos altos, obesidade, entre outros. Isso não quer dizer que não possa existir em qualquer outra pessoa, que faça uso de calçados apertados ou desconfortáveis.
Verruga Plantar
Já a Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, normalmente dolorosas, que se localizam na planta dos pés. Diferente do calo que é gerado por meio de um calçado apertado ou algo do tipo, a verruga plantar é causada por vírus da família “Papiloma Humano” ou HPV (infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, dependendo do tipo do vírus).
Ambos os casos merecem uma atenção e caso observados, devem urgentemente procurar a análise de um profissional qualificado para realização dos devidos tratamentos. O podólogo, possui conhecimentos técnicos para encontrar a melhor solução para cada caso.
Muitas vezes a verruga plantar é confundida com um calo, por seu aspecto ter uma superfície áspera e a pele estar espessa em volta, por isso é fundamental consultar um podólogo.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.