O cuidado dos pés é essencial para quem faz exercícios com regularidade para garantir não só o bem-estar, mas também a plena saúde desta parte do corpo.

Nossos pés atuam em um papel muito importante em nosso corpo. Eles são nossa base de sustentação, que nos dá equilíbrio e permiti que possamos nos locomover de um lado para o outro. Devido a tanta carga que ele suporta todos os dias e suas funcionalidades, nossos pés estão sujeitos a desgastes naturais e tensões, que se não tratadas com cuidado e muita atenção pode ser tornar algo grave no futuro.

A podologia esportiva, é uma das especializações do profissional podólogo(a), tem como objetivo minimizar os atritos nos pés dos atletas profissionais e amadores durante o período de competições ou até mesmo treinos. É de extrema importância para prevenir lesões ou outros problemas que podem ocorrer durante a atividade física. Para qualquer prática desportiva, os pés sentem todo impacto, por isso é muito importante se atentar ao tipo de calçado que é utilizado durante a pratica do mesmo. Um calçado inadequado ou até mesmo a ausência dele, pode causar doenças e lesões nos ossos, músculos ou estrutura do pé. Outro agravante é continuar a praticas desses exercícios com uma doença mal curada ou que não foi tratada com sua devida atenção, podendo assim se tornar um problema grave e afetar outra parte de seu corpo.

Análises mostram que a cada 100 metros corridos, os pés tocam o piso de 500 a 1250 vezes. Cerca de 50 a 70 vezes por minutos. A força do impacto é de duas a quatro vezes o peso corporal. Para os atletas de salto, por exemplo, o impacto se torna seis vezes maior que o peso do corpo.

Os jogadores de futebol são outro grupo de atletas que devem estar atentos aos pés, afinal o impacto que acontece durante toda a partida, é enorme. Não somente com o podólogo, mas o acompanhamento médico em geral é extremamente necessário para analise, testes e alongamentos específicos para a região, podendo assim manter sua ferramenta de trabalho em perfeito funcionamento. Todo este cuidado, além de auxiliar no bem estar físico do jogador, apresenta melhoras significativas em todo o desempenho dos atletas.

(fonte: Jogador de futebol no sportswear chutando bola Foto Premium https://br.freepik.com/)

Os atletas de um modo geral estão vulneráveis a qualquer complicação na região dos pés, já que em sua maioria, está presente o uso excessivo. Devido a isso é importante manter o cuidado e acompanhamento para garantir o bem-estar que está relacionado não somente melhora do condicionamento físico, mas também a prevenção de complicações.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *