Você já deve ter se perguntado se é possível realizar uma cirurgia para retirar os joanetes, não é mesmo?! Para esclarecer um pouco dessa dúvida, vamos falar sobre as possíveis cirurgias e entender melhor quando elas devem ser solicitadas. Lembre-se, é muito importante realizar o acompanhamento com um ortopedista especializado nessa área, para que não tenha nenhum problema durante ou após o procedimento. Agora, vamos falar um pouco sobre essas possibilidades.
A cirurgia de joanete, visa corrigir a deformidade e aliviar a dor. Deve ser considerada se o tratamento não for suficiente ou falhar. Em outras palavras, a cirurgia de joanete só deve ser realizada se o tratamento não proporcionar os resultados desejados. Quando temos dor, a indicação da cirurgia é sem dúvidas, uma boa opção, mas só caso o tratamento não conseguir controlá-la. Essa decisão deve ser tomada pelo cirurgião ortopédico e o paciente. Seu objetivo é corrigir todos os fatores patológicos e o procedimento cirúrgico a ser realizado é com base na gravidade do caso.
Dentre tantas técnicas ou procedimentos cirúrgicos que estão disponíveis na atualidade, todos contam com um mesmo proposito, corrigir a deformidade e reduzir a dor. A existência de tantas técnicas cirúrgicas sugere que não existe um tratamento ideal uniforme para todos os casos, o que nos leva a entender que cada caso deve ser individualizado de acordo com alguns fatores, dentre eles, a idade do paciente, grau de deformidade ou até mesmo, comorbidades.
É muito comum que os joanetes esteja presente no “dedão” do pé, mas ele não é o único tipo existente. Podemos identificar dois tipos deles:
- O hallux valgus que afeta o primeiro dedo, conhecido popularmente como “dedão”, sendo considerado o tipo mais comum.
- Joanete Sastre, bunionette ou joanete de alfaiate que afeta o quinto dedo, popularmente conhecido por “dedo mindinho”, um tipo mais raro.
A escolha da técnica cirúrgica dependerá do tipo de joanete envolvido e das características de cada caso. Como vimos, o joanete mais comum é aquele que afeta o primeiro dedo do pé (hallux valgus). Logo, nas cirurgias que permitem a sua correção são as mais frequentemente realizadas.
As técnicas cirúrgicas podem ser realizadas sobre os tecidos moles, ou no osso (osteotomias, artrodeses, artroplastia de resseção e próteses) ou ainda, procedimentos combinados. É aqui que está a importância de um bom dialogo com o seu doutor, para que o mesmo possa identificar qual seu objetivo ao buscar por este meio de correção, assim juntos, encontraram a melhor solução.
É incrível como existem tantas possibilidades para corrigir os joanetes e proporcionar maior bem estar e um estilo de vida mais prático para todos. Com tantas opções, não podemos deixar de destacar nossa linha exclusiva para pessoas que possuem joanetes. Os modelos especiais se encaixam perfeitamente aos seus pés e a sua rotina, sem lhe causar dor ou desconforto.
Quer conhecer um pouco mais sobre nossos produtos, acesse: https://www.lojadoctorpe.com.br/joanetes e fique por dentro de todas as novidades.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.
Very nice write-up. I definitely appreciate this site.
Continue the good work!