Os termos técnicos, muitas vezes, não são de conhecimento popular. Afinal, não usamos em nosso dia a dia uma fala que traga Matricectomia ou Cantoplastia como assunto. E se eu falar para você que o significado desses termos é algo bem mais simples do que imagina, você acreditaria? Vamos falar um pouquinho sobre a cirurgia da unha encravada.
Entenda melhor o que é a unha encravada.
A popular e dolorosa unha encravada, ocorre quando uma das pontas da unha cresce de uma forma em que ela “penetra” na pele. O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, o ato de apará-las de forma errada é um dos principais fatores para que ocorra o processo de “encravar” ou o simples fato de usar sapatos apertados/pontas finas. Em resumo, o processo se trata de uma inflamação e vermelhidão no cantos das unhas, que podem soltar pus e provocar dores com intensidade variada.
As técnicas Matricectomia e Cantoplastia são popularmente conhecidas como a cirurgia realizada na unha encravada. O tratamento possui anestesia local e consiste na retirada parcial ou total da unha doente.
A realização do tratamento cirúrgico tem como finalidade:
- O Alívio da dor nos casos de unha encravada;
- Realização de biópsia para o diagnóstico e tratamento de doenças;
- Remoção de tumores;
- Correção de deformidades congênitas ou adquiridas.
O tratamento não se limita apenas nos termos citados anteriormente, possuímos diversas formas de tratamentos que depende de como o problema se apresenta:
- Fenolização: técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de um ácido, visando a destruição da porção encravada da unha e a sua remodelação;
- Cantoplastia: é a retirada cirúrgica, do excesso da unha que devido ao incômodo causa sangramento e inflamação, consiste assim na reparação do canto ungueal;
- Matricectomia: é a diminuição da largura da unha pela raiz (matriz) para adequar a unha;
- Onicoplastia: a junção das técnicas anteriores.
A Onicoplastia é a cirurgia mais comum, afinal as pessoas tendem a deixar de lado e buscar o profissional qualificado após anos de inflamações repetidas, desta forma existe uma grande alteração na anatomia do dedo, que essa cirurgia passa a ser a única solução viável.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.