Os incômodos ou até mesmo, dores no calcanhar podem ter várias causas. Dentre a mais comum fascite plantar ou esporão de calcâneo. Fratura do osso calcâneo, tendinite ou ainda consequência de entorse do tornozelo, podem também proporcionar uma sensação de incômodo nesta região.
Acima de tudo, é extremamente importante que caso qualquer sintoma ou dor perdure, você procure ajuda de um profissional qualificado para que possa ser feita uma analise completa da região e claro, receitar o melhor tratamento para dar fim a quaisquer sensações indesejadas. O primeiro passo ao sentir qualquer sintoma é analisar como é essa dor no calcanhar: houve algum trauma? Torção do pé? O aparecimento se deu por horas de trabalho em pé? Simplesmente começou do nada? E claro, podemos nos deparar também com as dores crônicas, que podem se agravar ou amenizar com o passar do tempo.
De fato, essas informações são muito importantes para o diagnóstico assertivo, afinal direcionam o ortopedista a entender melhor todos os detalhes que levaram você até ele.
Para entendermos um pouquinho melhor as particularidades de cada sensação, vamos falar sobre as principais causas de dor no calcanhar:
1 – Fascite plantar
Se trata de uma inflamação da fáscia, tecido fibroso que envolve os músculos e ossos da planta do pé. Em casos de fascite a dor no calcanhar pode surgir após longos períodos de descanso. É muito comum a dor ser mais aguda no período da manhã, surgindo logo quando a pessoa acorda, o que dificulta muitas vezes, a pessoa conseguir colocar o pé no chão, devido ao incômodo.
Ao decorrer do dia, a dor pode diminuir. Caminhadas e alongamentos plantares podem ajudar a aliviar a dor, mas exercícios intensos, como a corrida por exemplo, fazem com que a dor fique mais intensa.
2 – Esporão calcâneo
Outra causa comum de dor no calcanhar é o esporão ou mais conhecido como esporão de calcâneo, uma espícula (pequena ponta) óssea que surge na região do calcanhar, devido a microtraumas frequente na região. Por mais que pareça algo realmente doloroso, fique claro, nem todas as pessoas com esporão calcâneo apresentam dor. Algumas pessoas só descobrem que possuem quando realizam algum exame de rotina do tornozelo após uma entorse, por exemplo.
O tratamento envolve o uso de medicação analgésica e anti-inflamatória. é possível que o indivíduo que possua o esporão calcâneo desenvolva também a fascite plantar, o que pode levar bastante dor ao paciente.
3 – Fratura por estresse do osso calcâneo
Por fim, a fratura por estresse do osso pode ocorrer tanto nos ossos da perna, como também no próprio calcâneo. Esse tipo de lesão é muito comum em praticantes de atividade esportiva de alto impacto, como corrida ou até mesmo salto. Tanta pressão na região, acaba causando microtraumas que evoluem para a fratura por estresse.
É um tipo de lesão rara na população de um modo geral, e acontece frequentemente em atletas, principalmente aqueles que têm maior peso ou não usam calçados com amortecimento adequado.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.