Com certeza, em algum momento de sua vida você deve ter dormido de meias e em alguns casos, até acordado no meio da noite sem elas. Existem alguns questionamentos quando o assunto se trata de dormir com meias. Dormir com meias faz mal? Devo dormir com ou sem meias?
Pode parecer uma pergunta de fácil resposta, mas ela já foi feita entre cientistas, para compreendermos os fatores que melhoram ou diminuem a qualidade do sono. Será que simples meias possuem alguma influência nestes aspectos?
Em entrevista realizada com o neurofisiologista Francisco Puertas para BBC, o mesmo esclarece que para dormir, a temperatura central do nosso corpo deve diminuir entre 0,5ºC e 0,8ºC, o que sinaliza e envia para o cérebro que é hora de recolher. Logo, compreendemos que a dilatação dos vasos ‘enviam mensagens’ ao corpo.
A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos (NSF, na sigla em inglês) vem realizando diversas pesquisas para localizar uma ligação entre as meias e um sono com maior qualidade. Em texto redigido pela fundação, destaca-se o trecho onde é mencionado: “Algumas pesquisas têm mostrado que, quanto mais há vasodilatação nas mãos e nos pés, menos tempo se leva para adormecer”.
De fato, o uso das meias pode ter influência na qualidade do sono. Em uma pesquisa publicada em um artigo escrito pela Journal of Physiological Anthropology, realizado com seis jovens que faziam parte do estudo, o uso de meias teve “efeitos positivos na qualidade do sono”.
Dormir com meias ou sem elas depende, na verdade, da “capacidade de cada pessoa de regular sua temperatura (do corpo) e de sua sensibilidade ao frio”, explica Puertas.
(fonte: https://g1.globo.com/bemestar/)
Até o momento não possuímos algo concreto que confirme essas informações, entretanto a ciência vem tendo um ponto de atenção para descoberta de maiores detalhes. Assim como em uma sala com o ar condicionado ligado a temperatura não agrada a todos, o mesmo ocorre na hora de dormir, o aumento da temperatura nos pés, pode ser visto por muitos como um incomodo e desconforto. De modo, que a temperatura mais elevada nos pés pode ser benéfica para apenas um grupo de pessoas.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.