Tenho certeza que vocês já ouviram falar sobre técnicas naturais que podem ajudar a aumentar a qualidade de vida, gerando um maior autocuidado e sensações de conforto. Uma dessas práticas é a aromaterapia. Ainda que muito conhecida, nem todos sabem de fato quais os benefícios que a técnica pode proporcionar.

Tendo isso em vista, vamos falar um pouquinho sobre as razões para começar a incluir essa prática em seu dia a dia. Ah! Vale a pena ressaltar que cada óleo possui suas particularidades e podem apresentar benefícios diversos.

Afinal, o que é Aromaterapia?

A aromaterapia busca usar o poder do aroma de diferentes óleos essenciais para estimular o olfato e, assim, provocar sensações específicas em nosso cérebro. Vem da década de 1930 na França, no livro do químico francês René-Maurice Gattefossé.

Na prática, a aromaterapia serve para ajudar a lidar com distúrbios, como insônia e ansiedade, amenizar dores e desconfortos ou também a induzir sensações relaxantes e até estimulantes.

A prática pode atender pontos diferentes, abaixo listamos outros benefícios:

Como a aromaterapia funciona e como usar?

As substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas do nosso corpo. Após isso, o estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções, ocasionando também reações fisiológicas.

Devido aos principais métodos usados na aromaterapia serem por meio da inalação dos óleos essenciais, essa é uma boa forma de começar a incluir a prática em sua rotina. Eles podem ser pingados na palma da mão para cheirar ou no difusor, enquanto trabalha ou durante a noite. A aplicação também pode ser feita em banhos aromáticos ou aplicação tópica, como em massagens.

Agora que você já entende um pouco mais sobre como os óleos podem mudar seu estilo de vida, vale destacar que a prática pode ser realizada por você mesma(o) em casa ou com a ajuda de profissionais capacitados para recomendar óleos essenciais específicos para suas expectativas e os métodos corretos de aplicação para obter os resultados desejados. Além disso, a recomendação deve ser feita de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *