Já sentiu uma dor no peito? Um incomodo? Como se a sala em que você está, fosse ficando cada vez menor? Esses podem ser sinais de crises de ansiedade. Neste post, vamos falar um pouco sobre ela e como pode afetar não somente o seu emocional, mas também o seu físico.

Afinal, o que é ansiedade?

Ansiedade é uma emoção, assim como a alegria e a tristeza. O estado ansioso nada mais é do que um alarme, que está diretamente associado a sensações de angústia, tensão e insegurança que causam mal-estar, principalmente quando são frequentes ou intensos. A persistência da ansiedade pode não somente causar sensações negativas, como agravar ou desenvolver patologias (doenças).

A pessoa que sofre de ansiedade se sentirá, por muita das vezes, angustiada, ameaçada ou até mesmo bloqueada, e em muitos casos, não consegue identificar o motivo que está a causar esse mal-estar.

Quem pode ser afetado pela ansiedade?

Não é possível identificar traços comuns em pessoas que a possuem. A ansiedade não atingi um público especifico. Atualmente nos encontramos em uma sociedade muito ansiosa, sendo indivíduos de qualquer idade e sexo, incluindo até mesmo as crianças.

Que estímulos podem desencadear a ansiedade?

Não há necessariamente uma razão para desencadear uma crise de ansiedade. Cada caso é único e é extremamente importante explorar com a ajuda de um profissional qualificado a história de vida da pessoa, para assim, conseguirem identificar juntos a origem e os estímulos que fazem essa emoção surgir.

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

É comum as pessoas se confundirem um pouco com o que sentem até chegarem ao diagnóstico da ansiedade. Aqui listamos 05 sensações comuns que afetam o físico em uma crise de ansiedade

1. Dor no peito e taquicardia: Este é um dos sintomas físicos da ansiedade que costumam ser mais comuns. As palpitações surgem de repente ou em situações estressantes. Respirar fundo algumas vezes pode ajudar a controlar os batimentos e fazer seu corpo voltar ao conforto.

2. Respiração ofegante ou falta de ar: Quando respiramos normalmente, por ser uma função automática do organismo, nem percebemos o ritmo desse movimento. Quando ansiosos, o nosso padrão respiratório se torna dificultoso e curtos.

3. Sudorese: O suor excessivo pelo corpo, é um dos sintomas físicos da ansiedade que pode acompanhá-lo em diversas situações, não apenas quando ansioso ou estressado.

4. Tremores no corpo: Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

5. Náusea: A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. Essa sensação, causa um sentimento de mal-estar que não passa até o fim da crise.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *