Em algum momento de sua vida, você deve ter escutado de seus pais ou avós a seguinte frase: “não ande descalço para não resfriar”. Algumas pessoas acreditam que andar descalço no frio realmente causa resfriado, mas será que isso é verdade?
Ao contrário do que muitos pensam, o frio do chão em contato com os pés não causa o resfriado, afinal o indivíduo precisa da presença de um vírus para se contaminar. A infecção é transmitida de pessoa para pessoa, por meio de gotículas que são eliminadas pelo espirro, tosse ou até ao falar.
Essa infecção viral compromete as vias respiratórias e pode ser acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, dores no corpo e afins. Existem mais de 200 tipos de vírus causadores de resfriado e nenhum deles está associado ao contato dos pés com o solo.
Sintomas de resfriado ao andar descalço, o que pode ser?
O frio (ou friagem) pode causar reações alérgicas, que facilmente são confundidas com sintomas de resfriado, além de contribuírem para que o sistema respiratório fique vulnerável aos vírus.
Para que possamos entender melhor, o contágio funciona assim: quando os microrganismos atingem nossas mucosas, começam a surgir os sintomas (nariz escorrendo, tosse, dificuldade para respirar, etc), mas isso só acontece se houver a presença do vírus. Caso contrário, a única coisa que nosso corpo sentirá ao ser exposto a um vento frio, andar descalço ou tomar um sorvete gelado, será frio.
Embora não exista nenhum dado que afirme que o frio seja o causador da gripe, podemos observar que no inverno o número de pessoas gripadas aumenta. Afinal, quando a temperatura está baixa, é comum passarmos mais tempo em locais fechados, quentinhos e confortáveis. A aglomeração de pessoas em um ambiente aquecido como este exemplo, é um dos lugares prediletos dos vírus, que vão passando facilmente de um indivíduo para outro.
Então posso andar descalço?
O hábito tende a trazer inúmeros benefícios desde a infância, andar descalço restabelece nosso padrão natural de caminhar, afinal em um momento histórico não existiam os calçados. Além de melhorar o controle da posição do pé ao apoiá-lo no chão, a prática também aumenta o equilíbrio e trabalha a consciência corporal
Nos conte nos comentários se isso é um hábito comum para você ou se é do time que prefere se prevenir.
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.